histologia
Resumo
A saúde animal, numa visão ampliada, envolve questões relacionadas a doenças dos animais, saúde pública, controle dos riscos em toda a cadeia alimentar, assegurando a oferta de alimentos seguros e bem estar animal. Para assegurar a saúde animal, é necessária a existência de SVs bem estruturados, capacitados e aptos para detecção e adoção precoce das medidas de controle e erradicação das doenças. Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre.
Palavras Chaves: saúde animal, SVs, OMC, OIE
1. Introdução
Com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1995, organismo responsável pela proposição de padrões e pela harmonização das regras a serem aplicadas no comércio internacional as questões sanitárias passou a ocupar papel relevante no relacionamento entre os países ou blocos comerciais. Como entidade de referência em questões de saúde animal, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com 178 países membros, asses-seguidos tanto pelos países importadores como exportadores com o objetivo de evitar a disseminação de doenças, assim como prevenir, controlarem e erradicar as doenças existentes.O elevado temor dos países em relação ao risco de importar e disseminar doenças de alto impacto para a saúde animal e saúde pública, que poderiam representar elevados prejuízos econômicos, a curto e longo prazo, e desdobramentos políticos imprevisíveis, tem pautado as negociações e acordos sanitários.
2. Desenvolvimento
Com a entrada em vigor das novas regras comerciaisadvindas dos acordos comerciais regulados pela OMC, colocando as restrições sanitárias como questões importantes ou até mesmo inviabilizando o comércio,impuseram aos SVs um enorme desafio de buscar as estruturas e capacitações técnicas e científicas necessárias para realizarem as certificações de saúde animal e pública. O SV brasileiro, no início da década de 90, ainda