Histologia
ALUNO(A)
Nota
Disciplina: HISTOLOHIA E EMBRIOLOGIA
Professor(a):
Data: 07/05/2014
Turma:
Turno: Noturno
AVALIAÇÃO PROCESSUAL IIa.UNIDADE 2014.1
ARTIGO: O Tecido Adiposo Como Centro Regulador do Metabolismo
FACULDADE DOM LUIZ
2014.1
ENFERMAGEM
ALUNO(A) Lorena Silva Costa
Nota
Disciplina: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Professor(a): Priscila Granha Oliveira
Data: 14/05/2014
Turma: E
Turno: Noturno
AVALIAÇÃO PROCESSUAL IIa.UNIDADE 2014.1
ARTIGO: Histofisiologia e classificação das queimaduras: Consequências locais e sistêmicas das perdas teciduais em pacientes queimados
Anatomia e Histofisiologia do Sistema Tegumentar
O sistema tegumentar é constituído pelo tegumento, pele ou cútis, pelo tecido subcutâneo e por anexos epidérmicos. A temperatura e espessura normais da pele são variáveis. A espessura pode ser de um, dois ou três milímetros, também variando conforme a localização anatômica.
Estrutura Histológica da pele
A epiderme possui origem embrionária ectodérmica e é caracterizada por tecido epitelial de revestimento pavimentoso estratificado queratinizado. A derme, camada subjacente á epiderme, é uma porção composta por tecido conjuntivo propriamente dito de origem embrionária mesodérmica.
Queimaduras
Relata que a historia das queimaduras acompanha o homem desde os tempos mais remotos.
A história moderna das queimaduras começa em 1942, com Cope e Moore, em um trabalho onde demonstram a perda de fluidos externa e internamente. Evans (1952), realizou a primeira formula reacional de reposição de fluidos, atualmente conhecida por fórmula de Brook-Evans, pois mais tarde foi modificada no Brook Army Hospital.
Fisiopatologia das Queimaduras
Segundo Sheridan (2003), as queimaduras comprometem a integridade funcional da pele, quebrando a homeostase hidroeletrolítica e alterando o controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da