Histologia
São três tipos (principais) de locais especializados em unir e interconectar locais da membrana celular, cada um com uma função específica.
2) O que é junção de oclusão?
Uma junção exclusiva do tecido epitelial, que tem seu papel relacionado à função delimitadora dos revestimentos epiteliais na separação de compartimentos corporais, tendo um efeito de “vedação”.
3) O que é junção comunicante ou GAP JUNCTION?
É uma junção não exclusiva do tecido epitelial, em que existe um espaço característico estreito entre as membranas celulares das células adjacentes. Esse espaço é atravessado por minúsculas vias de passagem tubulares que permitem a passagem de íons e pequenas moléculas célula a célula sem que entrem em contato com o espaço intercelular.
4) O que são junções comunicantes?
São junções não exclusivas ao tecido epitelial, que facilitam a direta comunicação célula a célula. Podem ser de três tipos: Zônula, que circunscreve todo o perímetro celular e tem formato de cinturão; Faixa: Constitui apenas uma faixa ou listra na superfície celular; e Mácula: Junção pequena, circular e semelhante a uma mancha.
5) O que são junções de adesão?
Locais de forte adesão, não exclusivos a tecidos epiteliais, entre as células adjacentes e também entre as células e o seu substrato, além de serem locais onde componentes do citoesqueleto estão fixados fortemente à membrana celular. Podem ser de dois tipos principais: O cinturão de adesão e o desmossoma.
6) O que é um hemidesmossoma?
É um segundo tipo de junção de adesão que se assemelha a mancha que aos cortes do microscópio eletrônico parece a metade de um desmossoma. Porém nesse caso, os feixes de filamentos intermediários estão afixados à membrana celular ao longo da superfície basal da célula, e o papel dessa junção é ancorar esses filamentos contendo queratina fortemente à membrana basal subjacente através de uma integrina, uma proteína