Histologia vegetal
A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças é uma adaptação ao modo autotrófico de vida. Somente os vegetais possuem tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução da seiva retirada do ambiente. Essas diferenças são ainda maiores nos vegetais terrestres. Nessas plantas encontramos tecidos especializados para evitar a perda de água e para sustentar o corpo do vegetal contra a gravidade.
* Histologia Vegetal
As plantas apresentam tecidos, que se organizam basicamente em três sistemas básicos: Sistema dérmico, Sistema vascular e o Sistema de preenchimento. As diversas células que compõem a planta são formadas a partir de célulastotipotentes, denominadas de células meristemáticas.
As chamadas células meristemáticas são responsáveis pela formação, através de sucessivas divisões celulares, de outras células. A multiplicação dessas células promove o rápido crescimento embrionário. Ou seja, à medida que as células vão sendo formadas estas vão se diferenciando. Nas extremidades das raízes e dos caules, as células mantêm as características embrionárias formando o chamado meristema apical onde, a partir do meristema apical são formados os chamados meristemas primários.
Os meristemas primários que são originários da diferenciação das células a partir dos meristemas apicais embrionários, ainda mantêm uma alta capacidade de multiplicação celular. Os meristemas primários são: Meristema apical: células embrionárias encontradas nas extremidades de raízes e caules; Protoderma: reveste externamente o embrião e dará origem a epiderme; Procâmbio: dará origem aos tecidos vasculares, aos parênquimas e aos tecidos de sustentação; Meristema fundamental: dará origem ao chamado córtex da planta.
Os tecidos derivados desses meristemas são os tecidos primários, e são responsáveis pelo crescimento em comprimento da planta (crescimento primário). Entretanto, estas mesmas