Histologia - Tecido Conjuntivo
Integra outros tecidos, mantêm os conjuntos. É um compartimento de cel.s que interagem com grande qtd de MEC, que é sua característica.
Suas cel.s vem do mesênquima, sempre interagindo com a MEC. ( Mesoderma Mesênquima )
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO (tcpd)
Frouxo – mais cel.s do que fibras colágenas. Muitas cel, pouca MEC, pouca ou sem vascularização. Está sempre associado aos tec.s avasculados.
Denso – mais fibra colágena do que cels. De acordo com a orientação de suas fibras, pode ser: * modelado: mais organizado (tendões e ligamentos) * não-modelado: não é tão organizado. (derme da nossa pela, mucosa do tub digestivo, etc.) - Células Residentes
A cel permanece/mora e funciona no tec conj.
Ex.: fibroblasto, pericito (sempre mt próximo aos vasos sanguíneos), adipócitos, mastócitos (vieram das cel.s mesenquimais), macrófagos. - Células Transitórias (do sangue)
Estão em outro lugar e atuam no tcpd, ganha a MEC do tcpd para conseguir fazer isso.
Ex.: plasmócito, neutrófilo, eosinófilo, linfócito.
* MATRIZ EXTRACELULAR *
- Fundamental: composta por proteoglicanos e glicoptns de adesão: fibronectina, entactina, tenascina, condroctina e osteoctina.
- Fibrosa: composta pelo sistema colágeno e sistema elástico.
- Células: residentes e não-residentes.
- FIBROBLASTO
Sintetiza e mantêm a MEC, mantendo-a e regenerando-a ao longo da vida do indivíduo.
Secreta continuamente proteoglicanos, glicoptns e molecs precursoras de vários tipos de colágeno e elastina. . fibroblasto (cel jovem): tcpd denso não modelado. Reflete na qtd de organela. RER e Aparelho de Golgi evidentes (típico de molc secretora de ptn). . fibrócito (cel adulta): tcpd denso modelado. O desempenho cai.
- SÍNTESE DO COLÁGENO
Se inicia no RER, onde ocorre a síntese do pró-colágeno e a hidroxilação de prolina e lisina, glicosilação e formação de pontes de dissulfeto.
Depois, no complexo de Golgi, ocorre o