histologia oral
A idade cronológica do indivíduo e a idade biológica são coincidente?
Nos meninos amadurecem mais cedo que as meninas?
A sequência da erupção dos dentes é mais expressiva do que a idade de erupção?
É necessário investigar quando um dente erupciona e seu homólogo passa mais de 3 meses sem aparecer?
Traumatismo nos dentes decíduos podem causar dilaceração nos permanentes? Explique a resposta
Os Pré-molares estão presentes na dentição decídua?
Os Diastemas dos Primatas está presente na dentição decídua?
Cite a ordem cronológica da erupção dentária nos decíduos e dos permanentes.
Respostas
Sabe-se que a idade cronológica (idade de vida) nem sempre coincide com a idade de idade biológica (maturação do desenvolvimento). O crescimento e o desenvolvimento variam de indivíduo para indivíduo, dependente de sua genética e outros fatores.
As meninas sempre têm maturação mais cedo que os meninos, de tal forma que se pode esperar que as idades aqui referidas (que correspondem à média) sejam menores para as meninas e maiores para os meninos.
Havendo diferença, entre a idade cronológica e a biológica, de mais de 6 meses, é recomendável investigar a causa, o que pode ser feito com radiografias peri-apicais ou panorâmica.
Mais importante do que a idade, em que se refere ao nascimento dos dentes, é a cronologia de erupção dos dentes, isto é a sequência com que os dentes irrompem na boca da criança. Ainda que está sequência também apresente variações individuais, elas podem ser prenúncio de alguma anormalidade. Principalmente naqueles casos em que um dos dentes erupciona e não acontece o mesmo com seu homólogo.
Quando isto acontece, levanta-se a suspeita de que há algum impedimento ou obstrução no caminho de erupção. Tão logo se caracterize a irregularidade na sequência de erupção deve-se investigar a causa. Inicia-se com radiografias e, havendo dúvidas, deve-se recorrer a tomografias. É muito importante o diagnóstico precoce,