Histologia Humana
Tecido Conjuntivo propriamente dito
O Tecido conjuntivo é um dos que apresenta a maior variedade de características e funções. Uma de suas principais funções é promover o preenchimento de espaços e conexão entre diferentes órgãos e tecidos. Assim, possui uma grande quantidade de substancias intercelular. Devido à constituição da sua matriz apresenta-se sob a forma de um gel altamente hidratado. Desenvolve-se a partir do mesoderma intra-embrionário e suas células (células mesenquimais) proliferam e constituem o tecido conjuntivo embrionário, também denominado mesênquima.
- Principais Características
° Células separadas umas das outras;
° Grande quantidade de substância intercelular;
° Vascularização e terminações nervosas.
A natureza e as propriedades de um tecido conjuntivo são determinadas em parte pela estrutura e propriedades das substancias intercelular e em parte pela forma e atividade que os compõem.
- Substância Intercelular
Também chamada de matriz extracelular, preenche o espaço intercelular. A parte amorfa, formada por polissacarídeos e substâncias solúveis, de aspecto gelatinoso, permite a difusão de substâncias (águas, gases, nutrientes, excretas...) Já as fibras podem conferir resistência, como as de colágeno, ou elasticidade, como as elásticas.
- Células do Tecido Conjuntivo
Todas as células do tecido conjuntivo derivam de dois únicos tipos celulares indiferenciados (células tronco pluripotente): a célula mesenquimatosa e o hamatocitoblasto.
Há vários tipos de tecido conjuntivo:
Frouxo Modelado
TCPD Denso Não modelado Reticular Adiposo
Cartilaginoso
Ósseo
Sanguíneo e linfático
No TCPD se destacam os seguintes tipos de células:
Fibroblasto: produz proteínas, bem como fibras da matriz