Histologia do sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular é um monte de tubos endoteliais contínuos. Nos seres humanos, que é o que interessa para a medicina, esse sistema é fechado, isto é, em nenhum momento do circuito o sangue será despejado em uma cavidade, já que ele percorre todo o trajeto dentro desses tubos endoteliais contínuos. Esse sistema é o responsável pela distribuição de nutrientes e oxigênio por todo o corpo, e pela coleta das excretas e do gás carbônico. O sangue consegue percorrer por esses vasos, porque ele é ejetado com uma pressão hidrostática feita pelo bombeamento sanguíneo do coração.
Os tubos que compõem o sistema são as artérias, veias e capilares. Cada um deles tem um formato diferente, pois a pressão com que recebem o sangue é diferente de um pra outro, e a forma com que esse sangue é distribuído por cada um também é diferente! As artérias têm que transportar o sangue em uma pressão muito alta, então suas paredes musculares são espessas. Já as veias devem transportar o sangue de volta ao coração, então a pressão do sangue dentro delas é menor, por isso as suas paredes são mais finas.
A circulação dentro do organismo pode ser dividida em duas: circulação sistêmica ou periférica (grande circulação) e circulação pulmonar (pequena circulação). A pressão exercida pelo bombeamento do coração faz com que em cada parte do sistema cardiovascular haja uma pressão distinta. Por exemplo, a pressão na aorta é muito alta, pois ela recebe o sangue diretamente do coração. Daí, conforme o sangue vai circulando, essa pressão vai diminuindo e chega a ser 0 mmHg quando ele retorna ao coração pela veia cava inferior.
Não podemos esquecer que o sistema cardiovascular não é composto só pelas veias, artérias, coração, sangue e capilares. Há também o sistema linfático, que possui características próprias, mas assemelha – se ao sanguíneo, na medida que também é composto por tubos. Ele será melhor explicado