HISTOLOGIA DO RIM
Histologia é o estudo de estruturas microscópicas, tais como tecidos e células de animais e plantas. A histologia do rim incorpora o estudo detalhado de várias partes microscópicas e tecidos do rim.
O rim é feijão moldado e tem dois lados, no córtex renal e medula renal. O córtex renal é a parte exterior convexa, enquanto que a medula renal é côncava em forma. Dentro da medula são corpos cónicos conhecidos como pirâmides renais. A pélvis renal junta-se à parte côncava do rim com o ureter. Cerca de um milhão nefrónios estão presentes em cada rim. Estas estruturas de tubo, como realizar a filtração de sangue.
• A medula
A medula do rim é formado de estruturas piramidais conhecidos como pirâmides renais. A medula encontra-se perto do lado côncavo do rim. O ápice de uma pirâmide é conhecida como papila. A papila encontra o cálice, um ramo da pelve renal. A porção basal das estruturas piramidais alongado e expandir à medida que crescem em direcção ao córtex. Os espaços entre as pirâmides renais são conhecidos como colunas renais.
• Córtex
O córtex do rim é composto por dois tipos diferentes de tecidos, os raios medulares e 'labirinto de Ludwig' ou 'substância cortical adequada'. Os raios medulares, também conhecidos como 'Henle' são de forma cilíndrica e estão alinhadas paralelas umas às outras. Os raios medulares são as extensões de estruturas piramidais, enquanto que a substância adequada cortical é intercalado entre eles. O labirinto da Ludwig contém pequenas estruturas conhecidas como túbulos de Malpighi ou glomérulos. O espaço entre o córtex e medula contém vasos sanguíneos que formam uma forma de arcada. Estes vasos sanguíneos correm paralelas à superfície do córtex.
• Pélvis renal ou de artéria
A artéria renal entra no lado côncavo do rim através do hilo. A pélvis renal ramifica como se move no sentido da porção cortical do rim. A artéria ramifica em ângulos rectos ou de uma forma oblíqua. Os ramos na base