Histologia - Básica
O tecido epitelial reveste superfícies, absorve moléculas, faz secreção de substâncias, tem função de sinalização, tem pouca substância intracelular, tem alta densidade celular e as células são justapostas.
2. Descreva as especializações da superfície da célula epitelial, citando suas funções e os locais onde ocorrem
A superfície da célula epitelial é uma superfície livre tipo: microvilos, estereocílios, cílios e flagelos. Os microvilos tem forma de dígitos, para melhor absorção, onde acontece o glicocálix, tem sua borda em escova. Os estereocílios possuem prolongamentos longos e imóveis, aumenta a superfície da célula e é encontrado na superfície livre do epitélio que reveste o epidídimo. Os cílios e flagelos são prolongamentos longos e móveis, retiram muco, restos celulares e substâncias estranhas.
3. Classifique o tecido epitelial, justifique as denominações e cite os locais onde ocorrem
O tecido epitelial é classificado em:
1- Epitélio Simples, divido em:
a) Epitélio pavimentoso simples: são células extremamente finas e achatadas, possui citoplasma extenso e aspecto fusiforme. Acontece em revestimentos do coração, vasos sanguíneos e linfáticos, alvéolos pulmonares, ductos glandulares e túbulos renais.
b) Epitélio cúbico simples: células em formato de cubo, servem para secreção, absorção e revestimento. Acontece em ductos de glândulas, túbulos renais, cristalino e íris, no testículo e no ovário.
c) Epitélio prismático simples: a altura das células é maior que sua largura, os núcleos são alongados na base da célula e possui microvilos. Acontece no estômago glandular, intestino delgado, intestino grosso, útero e ductos glandulares.
2- Epitélio Estratificado, dividido em:
a) Epitélio pavimentoso/escamoso estratificado: formado por duas ou mais camadas de célula, as células estão em formato de estratos, podendo ser queratinizado ou não queratinizado. Acontece na epiderme, cavidade oral,