Histologia Animal
Tecido Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso
1-Tecido Epitelial
É formado por células justapostas, ou seja, muito próximas umas das outras. Uma característica muito importante é que ele não é vascularizado, e recebe nutrientes do tecido mais próximo (conjuntivo). Suas funções são: proteger, revestir, secretar, absorver e “sentir”.
1.1-Epitélio de Revestimento
Revestem a superfície externa do corpo ou a cavidade interna de alguns órgãos.
1.2-Epitélio Glandular
Células especializadas em produzir secreções. As glândulas podem ser endócrinas (não possuem ductos, sua secreção é lançada diretamente no sangue) ou exócrinas (tem ductos por onde a secreção é lançada na superfície do corpo).
2-Tecido Conjuntivo
Conecta outros tecidos e sustenta as partes flexíveis do corpo. É um tecido com muita matriz extracelular, onde as células ficam dispersas e espaçadas. Suas funções são: sustentar, defender, nutrir e armazenar gordura.
2.1-Tecido Propriamente Dito
Pode ser subdividido em:
2.1.1-Frouxo
Preenche espaço entre órgãos e forma membranas que o conectam com tecidos subjacentes. Apresenta muitas células e poucas fibras.
2.1.2-Denso Não-Modelado
Confere resistência e proteção aos órgãos que envolve, devido à seu arranjo. Tem poucas células e muitas fibras.
2.1.3-Denso Modelado
Possui fibras paralelas que formam cordões resistentes e pouco elásticos. Apresentam poucas células e muitas fibras.
2.2-Tecido Adiposo
Suas células são especializadas em armazenar energia na forma de gordura. Também atua na regularização térmica e na redução de impactos.
2.3-Tecido Cartilaginoso
É um tecido de sustentação. Sua resistência se deve à forte presença de colágeno e sua elasticidade à forte presença de elastina (ambos presentes na matriz). Suas células são denominadas condrócitos e, normalmente, não tem vasos nem nervos. As cartilagens podem ser:
2.3.1-Hialina
Composta de fibras colágenas. Forma o primeiro esqueleto do embrião, sendo parte dela depois substituída por