Histologia animal
Calcarea é uma classe de esponjas que se distingue dos outros poríferos pelos seus indivíduos serem constituídos por espículas calcárias de calcite (carbonato de cálcio). O grupo já foi designado como Calcispongiae ou esponjas calcáreas. As espícula, que são, estruturas semelhantes a pequenos espinhos que sustentam e protegem o corpo do animal têm aproximadamente o mesmo tamanho e podem ser monoaxônicas (um eixo apenas) ou possuir três ou quatro pontas; o edifício tridimensional assim construído representa o esqueleto do animal, que não possui fibras de espongina. Possuem representantes dos três graus de estrutura de esponjas: asconóide, siconóide e leuconóide. A maioria das esponjas calcáreas tem menos de 10 cm de comprimento, não sendo tão grandes quanto as esponjas das outras classes. Existem esponjas calcáreas por todos os oceanos do mundo, a maioria restrita a águas costeiras reltivamente rasas. Há cerca de 150 espécies de esponjas calcárias.
Hexactinellida, caracterizada por possuir um esqueleto de espículas de sílica, e são comumente chamadas de esponjas-de-vidro. O nome da classe é devido ao fato das espículas possuírem seis pontas, distribuídas em seis eixos. Freqüentemente algumas das espículas se fundem e o esqueleto adquire um aspecto de treliça sendo constituído de fibras silicosas longas semelhantes a fibras de vidro soltas.
As esponjas-de-vidro são as mais simétricas e mais individualizadas entre as esponjas e têm menos tendência a formação de agrupamento ou grandes massas com muitos ósculos. Possuem forma de taça, vaso ou urna, e em média possuem 10 a 30 cm de altura. RARAS
Demospongiae
Inclui a maior variedade das esponjas modernas. Diferenciam-se por possuírem um esqueleto de fibras de espongina, uma substância exclusiva destes animais. Algumas são incrustantes, outras têm um aspecto de ramificações ascendentes ou plataformas irregulares e outras ainda têm formas de cordão ou são foliáceas.
São encontradas em