histo
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO D@ ALUN@ COM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UM CONTEXTO EDUCATIVO
INCLUSIVO
UNIDADE III
Material de Estudo
5.3.1 Estratégias Pedagógicas para Inclusão do Aluno com
Deficiência Intelectual
Márcia Lúcia Nogueira de Lima Barros1
Hoje, o grande desafio que se instalou nas escolas é a capacidade de oferecer a cada aluno, de forma particular, uma resposta às suas necessidades. Neste sentido, é preciso que os profissionais da educação percebam a diversidade e a complexidade existentes na escola, pois este é o ambiente propício à inclusão. A partir desse (re)conhecimento será possível elaborar inúmeros recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que enfoquem o potencial dos educandos e não as suas limitações. Carvalho (1999) foi feliz ao citar o exemplo do caleidoscópio para mostrar que todos os alunos são importantes e significativos com suas diferenças e similaridades.
5.3.1.1 Estratégias para atuar numa sala inclusiva
A importância da educação na vida de todas as pessoas é um fato, a escola é a instituição responsável pelo compartilhamento dos saberes formais, devendo levar em consideração os conhecimentos subjetivos que alunos e
1
Professora e mestre em Educação UFAL/CEDU.
1
alunas trazem de seus contextos familiares e sociais. Essa diversidade cultural e social existente no ambiente educacional implica na apropriação de inúmeros saberes e provoca a construção de novos conhecimentos.
Diante do processo de inclusão, a escola vem com uma nova perspectiva que é oportunizar a todos, reconhecendo que são as diferenças que promovem situações de aprendizagem. Para Mantoan (2008, p.62) no momento de levarmos uma atividade para toda a turma “temos de propor atividades abertas, diversificadas, isto é, atividades que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e de desempenho dos alunos [...]”.
O direcionamento das estratégias educacionais