histiorio
709 palavras
3 páginas
Richard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundoRichard Gill, professor de economia em Harvard, diz que “as questões econômicas do mundo atual são de uma profundidade e de uma gravidade não registrada pela história em épocas passadas”. “Tanto nas sociedades opulentas, quanto nas emergentes, os problemas são de imensa gravidade e, diante deles, a economia não reúne condições para, sozinha, encontrar todas as soluções”. Par destaca-la mais, grifamos a palavra sozinha. Reflita sobre as razões deste destaque.A semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelas implicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras as demais áreas das ciências humanas.
A ideia que o Richard Gill quer dizer e’ que a economia não possui todas as ferramentas que precisa para encontrar as soluções aos problemas que tem o mundo atual já que eles são mais graves dos problemas do passado, então a economia deve recorrer a outras ciências como as ciências humanas, a ciência politia, a Psicologia, ao Direito, a ética, a historia assim como a filosofia, e a religião para assim se complementar entre eles e procurar as soluções mais apropriadas aos conflitos do mundo.
Por isso não será exagero dizer que as resposta final as questões da economia encontra-se em algum outro campo. Ou que as respostas a outras questões humanas passaram necessariamente por alguma revisão do ordenamento real da vida econômica ou do conhecimento econômico.
2. Quais os principais ramos das ciências humanas com que a economia registra relações biunívocas? Não é difícil encontrar exemplos de aspectos da realidade econômica que são fortemente influenciados por fatores extra-econômicos. Apresente alguns exemplos, extraídos de recentes acontecimentos.
O caráter biunívoco das relações da economia com outros ramos do