Histerossalpingografia
Seminário
Histerossalpingografia
Profa.: Helene Tatsch
Integrantes do grupo:
Ana Paula Martins
Filipe Brutti
Juliane Neto
Monica Oliveira
Tais Lenhard
Roseane Garcia
Santa Maria, 27 de maio de 2015
Histerossalpingografia
(HSG)
Oque é histerossalpingografia? É um exame radiológico com injeção de contraste que faz opacificação para verificar as condições anatômicas dos órgãos reprodutores femininos: útero e tubas ou trompas de falópio.
Porque é realizado?
Para investigação de problemas ginecológicos ligados à anatomia do útero e das trompas de falópio. É indicado em casos de suspeita de infertilidade e outras patologias. Como é feito o procedimento?
Com uso de um aparelho de Raios-x associado ao uso de contraste. O contraste que é introduzido uma cânula longa com uma seringa contendo o contraste, o mais comum Telebrix-Hystero (25% iodo),é injetado no colo do útero por meio de um cateter, com a paciente em posição ginecológica, ou seja, deitada e com os joelhos dobrados. Além de assepsia local e campo estéril. Como é feita a preparação?
É necessário que seja feita em uma período específico do ciclo menstrual: entre os dias seis e doze do ciclo. Recomenda-se a limpeza do intestino, usando laxantes no dia anterior, para que os gases e fezes na região pélvica não atrapalhem na visualização do resultado. No dia do exame anti-inflamatórios ou antiespasmódicos são receitados alguns minutos antes do exame, para evitar espasmos e desconfortos.
Material utilizado
Espéculo Vaginal: Tem como finalidade manter as paredes vaginais afastadas, facilitando a visualização do colo uterino em exames ginecológicos.
Histeromêtro: Indicado para medição entre o orifício externo do colo do útero ao fundo da cavidade uterina.
Histerossalpingografo: Sonda de injeção do contraste iodado não iônico.
Pinça de Pozzi: A pinça de Pozzi é usada para segurar o colo ou corpo uterino.
OBS.: O procedimento varia pelas disposições do médico