histerectomia
A histerectomia é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia geral, que consiste na retirada total ou parcial do útero e anexos. É dita total quando se retira o corpo e o colo do útero; subtotal, quando só se retira o corpo do útero e radical quando, juntamente com o útero, são retirados os ovários e as trompas de Falópio (que ligam os ovários ao útero).
Em que consiste a histerectomia?
Existem três procedimentos cirúrgicos para retirada do útero que podem ser escolhidos em conjunto por você e pelo seu médico, cada um deles mais bem adaptado a cada caso individual:
Histerectomia abdominal: feita por meio de um corte (uma incisão) no abdome.
Histerectomia vaginal: retirada do útero através da vagina.
Vidéo laparoscopia: cirurgia realizada por pequenos orifícios feitos no abdome. A retirada do útero é feita por via vaginal.
A histerectomia é uma cirurgia de médio ou grande porte, sempre realizada no centro cirúrgico de um hospital. Em geral, a mulher permanecerá internada de três a cinco dias, mas será incentivada a se movimentar nas primeiras 24 horas, período em que também poderá voltar a beber e comer normalmente.
Há diversos tipos de cirurgias de histerectomia.
Histerectomia vaginal – O útero é removido através da vagina. Não é necessário fazer uma incisão no abdômen.
Histerectomia abdominal – O útero é removido através de uma incisão no abdômen.
Histerectomia abdominal total – O útero com a cérvix são removidos através do abdômen. Os ovários podem ou não ser removidos. Histerectomia laparoscópica – Diversas incisões pequenas são feitas no abdômen e o médico trabalha através dessas incisões com o auxílio de uma câmera e de pequenas ferramentas para retirar o útero.
O útero é removido através da vagina.
Quem deve fazer uma histerectomia?
A histerectomia é indicada para aquelas mulheres que tenham:
Câncer do útero.
Sangramentos disfuncionais.
Hemorragias incontroláveis.