HIST
1
2
Introdução
SÉ DE LISBOA
A ADORAÇÃO DO NOME DE JESUS
IGREJA DA MATRIZ
A NOVA BURGUESIA
Comprovativos
Conclusão
Bibliografia
04
06
08
10
12
14
15
16
3
4
Introdução
A conceção deste trabalho tem por base a visita a três museus, instituições ou monumentos para que de seguida se desenvolva um relatório e reflexão pessoal sobre elementos dos mesmos contextualizando-os na história da arte.
5
6
SÉ DE LISBOA
A IGREJA DE SANTA MARIA MAIOR, ou mais conhecida como Sé de Lisboa, localizada na cidade do mesmo nome, começou a ser construída na segunda metade do século XII. Apresenta-se como uma mistura de estilos arquitetónicos devido às constantes alterações ao longo dos anos, no entanto, o estilo predominante é o
Românico.
Após a reconquista de Lisboa aos mouros, pelo rei Português D. Afonso
Henriques a 1147, começou a ser levantado o edifício. O primeiro arquiteto deste projeto foi
Mestre Roberto que também trabalhou na construção da Sé de Coimbra daí as semelhanças entre as duas.
Devido à série de remodelações e restauros consequentes dos variados terramotos em Lisboa, a Sé adquiriu um caráter revivalista, no entanto ainda é possível percecionar alguns elementos originais.
Embora muito modificado, o esquema geral da fachada inclui um corpo central com uma rosácea no topo do portal principal, que está protegido por um nártex (ideia do projeto original da Sé) e possui duas portas de madeira com 4 arquivoltas e capitéis decorados por motivos vegetalistas, e está ladeado por duas torres altas e contrafortadas. Estas possuem arcadas de quatro arquivoltas de onde é possível avistar os sinos da catedral.
O projeto inicial era muito semelhante ao da de Coimbra onde se mantém o esquema geral de planta em cruz latina, três naves e transepto saliente. A nave central é mais alta que as laterais pois é coberta por uma abóbada de berço enquanto que as laterais são