Hist
Eventos lembrados em 2009
No mundo
Bicentenário de Charles Darwin e 150 anos de "A origem das espécies"
Com sua obra Sobre a origem das espécies através da seleção natural, publicada em 1859 e elaborada a partir de investigações realizadas principalmente nas Ilhas Galápagos, Charles Darwin[->0] (1809-1882) contrapôs-se à versão cristã da criação do mundo - e às chamadas teorias criacionistas. A obra colocou o naturalista inglês entre os cientistas mais criticados e mais elogiados da história. As ideias de Darwin - basicamente, a teoria da seleção natural[->1], que explica a evolução das espécies - o mantêm atual e polêmico.
40 anos da chegada do homem à Lua
O Programa Espacial Apollo, dos EUA, lançado em 29 de julho de 1960, chegou ao seu auge a 20 de julho de 1969. Em plena Guerra Fria[->2], a nave Apollo 11 levou o primeiro homem a pisar na Lua[->3], o que representou uma vitória tecnológica sobre o mundo comunista, representado, à época, pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS. "É um pequeno passo para um homem, mas um salto para a humanidade", disse o astronauta Neil Armstrong, ao desembarcar do módulo Eagle. Ele e Edwin "Buzz" Aldrin fincaram a bandeira dos EUA em solo lunar e permaneceram na superfície da Lua durante 21 horas, coletando amostras de rochas e poeira. Com isso, a Nasa cumpriu a promessa feita nove anos antes pelo presidente John Kennedy[->4], de levar os norte-americanos à Lua ainda naquela década.
20 anos da derrubada do Muro de Berlim
Durante 28 anos, o Muro de Berlim foi o símbolo por excelência da Guerra Fria[->5], da bipolarização do mundo e da divisão da Alemanha. Formado por duas barreiras de concreto de 2,40 m, cercas de arame farpado com armadilhas e torres de guarda, o muro separou amigos, famílias e uma nação. A queda do Muro[->6] foi consequência direta das reformas realizadas por Mikhail Gorbatchev[->7] na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS: desmontagem da