HIST RIO GERAL DA GIN STICA
A ginástica, enquanto atividade física tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.
Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos. De fato, os mesmos a conceberam como uma forma de busca por corpos e mentes sãos, dando à modalidade um papel fundamental na busca do equilíbrio entre aptidões físicas e intelectuais. Além disso, a valorização grega do ideal de beleza humana favoreceu ainda mais a evolução da ginástica, uma vez que sua prática era vista como uma forma de cultuar o corpo.
Posteriormente, na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.
CONCEITO DA GINÁSTICA GERAL
A ginastica geral é um campo bastante abrangente da Ginastica, valendo-se vários tipos de manifestações, tais como, danças, jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginasticas. O objetivo é promover o lazer saudável. Proporcionando o bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo desempenho coletivo, respeitando as individualidades, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quanto as possibilidades de execução, ou ainda quanto a utilização de elementos matérias, musicais e coreográficos.
Isto é ginastica geral! Variedade de aspectos e cada associação nacional inferem ênfases especiais em diferentes aspectos. A ginastica geral sempre almeja agregar a maior quantidade de pessoas possível, de todas a