Hist Ria
Maceió – AL,02 de Junho de 2015
Colégio Nova Vida
Bruno Quintino da Silva Lopes, Nº: 41
3° ano
Disciplina: História
Assunto abordado: Mercantilismo
Maceió – AL,02 de Junho de 2015
Introdução
O mercantilismo deve ser entendido como a política econômica do capitalismo comercial, isto é, do período da história econômica no qual a produção é obtida pelo trabalho assalariado (o que não ocorre no feudalismo) e a acumulação de capital se dá pela atividade comercial. O comércio centraliza os interesses econômicos, ficando a agricultura e a indústria (artesanato e manufatura) como atividades acessórias, dependentes do comércio. Nesse caso, o mercantilismo constitui um conjunto de práticas que visam ao desenvolvimento da atividade comercial; um conjunto de regras que resultam da prática e que passam a constituir a teoria.De uma forma mais geral, podemos considerar o mercantilismo como sendo um conceito específico que designa um período da história econômica. Nesse caso se confunde com o próprio capitalismo comercial, sendo tanto um capítulo da economia política (aspecto teórico) quanto da política econômica (aspecto prático).
Os componentes essenciais do mercantilismo são: balança comercial favorável, monopólio e protecionismo. No início a balança comercial era o dado mais importante, ficando o monopólio e o protecionismo como instrumentos dela. O monopólio garantido pelo protecionismo depois ganhou mais destaque, passando a constituir o dado essencial do sistema mercantilista – seu elemento definidor. O sistema colonial enquadra-se no mercantilismo, constituindo seu elemento mais importante e favorecendo, tanto o fortalecimento do Estado como a ascensão da burguesia.
Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista:
Metalismo: o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para