Hist ria e Teoria da Cidade da Arquitetura e I
Edificações construídas no Egito:
No Egito antigo os egípcios sofriam com grandes enchentes que inundavam vilas e acabavam com plantações. Elas eram recorrentes e causavam desastres inimagináveis. Mas, os egípcios descobriram e desenvolveram edificações para impedir que cidades fossem alagadas. Essas edificações eram as barragens. Que tinham a simples função que proteger as cidades egípcias.
O grande sucesso das primeiras barragens construídas foi à barragem da cidade de Mênfis, mas perdeu-se como o tempo. Outra barragem conhecida como Sadd el-Kafara deixou indícios de quais técnicas eram usadas para sua construção. Para a construção da barragem eram necessários duas muralhas de pedras muito largas e altas, com 11 metros de altura e 24 metros na base e 12 metros na parte de cima, e preenchendo o espaço entre elas, terra e pedregulho. Eram muito grandes e exigiam muito trabalho braçal.
Os Egípcios acreditavam em vida após a morte e por esse motivo eles davam grande importância às câmaras mortuárias. Essas câmaras eram inicialmente simples e chamadas de mastabas. As mastabas eram edificações criadas para abrigar cadáveres. Essas mastabas eram construídas com suas quatro faces voltadas para o norte, leste, sul e oeste, respectivamente. A construção abaixo era constituída de um poço em ângulo reto que permitia descer até o subsolo rochoso e seguia-se a câmara funerária onde se encontrava o sarcófago, que após o funeral era obstruído com pedras e a entrada era disfarçada para que se confundisse com o teto. Em outras partes da mastaba ficavam as coisas as quais os mortos iram precisar em sua outra vida. As mastabas dariam então mais tarde origem às pirâmides.
As pirâmides eram construções colossais que tinha a mesma função das mastabas. Só que elas eram mais complexas e em grande escala. Foi na cidade de Saqqara que o jovem faraó, Djoser encomendou a primeira grande estrutura de pedra. O arquiteto do faraó deu inicio a