Hist Ria E Evolu O Dos Processadores
ALEX DE OLIVEIRA GRACIANO
A HISÓRIA E EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES
UBERABA – MG
2015
ALEX DE OLIVEIRA GRACIANO
A HISÓRIA E EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES
Trabalho apresentado a Universidade
De Uberaba como parte das exigências
Para obtenção de créditos na matéria
De Arquitetura e organização de computadores
Do curso de Engenharia da Computação
Orientador(a), Prof(ª):
UBERABA – MG
2015
1. INTRODUÇÃO
O processador, também conhecido como CPU (Unidade Central de Processamento), para alguns autores se porta como o principal componente de hardware de um computador, isso levando em conta o fato de que todos os programas são executados através dele e sendo ele o responsável pelo processamento como o próprio nome já deixa se notar, de informações e programas. Os processadores funcionam baseado em um princípio de conjuntos de instruções que é passada para o software onde existe 3 coisas que ele pode fazer:
- Executar cálculos e operações lógicas, algébricas e matemáticas;
- Tomar decisões;
- Executar novas instruções baseadas no veredicto da decisão;
Essas três coisas trabalham para que a memória se mova de uma localização para outra.
O processador olha para a RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory) para seguir instruções. Porém, quando o computador dá o boot, ele usa apenas a ROM (a BIOS).
Computadores precisam da RAM e da ROM para funcionar corretamente sendo a ROM importante para a inicialização do computador onde ela ajuda no carregamento do processador devido ao fato de ser uma memória não volátil. Como dados não podem ser escritos na ROM, a RAM é necessária para escrever informação. Mas no entanto, os dados na RAM são perdidos quando não se tem energia, então a ROM que guarda os dados quando o computador está desligado. Existem muitas linguagens de programação, as mais conhecidas são C e Visual Basic. Toda vez que um programador quer executar um programa que ele tenha criado, é necessário que ele compile o programa. A ação de