Hist Ria Natural Da Doen A
Obs: Avaliação da próxima semana: Os conceitos de saúde e a matéria da aula de hoje (07/03) e a próxima.
História Natural da Doença. (Seminário / Metodologia ativa):
Hábitos saudáveis X hábitos não saudáveis; - Consequências do cigarro. A ideia de furmar pode diminuir a ansiedade (de certa forma, um benefício). Porém, há também consequências negativas predominantes como o câncer.
Doença: Perturbação indesejada do estado natural de saúde. É quando há um funcionamento defeituoso.
O estudo das influências externas torna nos indivíduos é o que constrói os mecanismos de prevenção (como o sistema de saúde da Inglaterra). - Para melhor prevenção, há também um acompanhamento do desenvolvimento da doença.
“História natural da doença” é o dado às fases consideradas dentro do âmbito de doenças.
- Há a vertente Epidemiológica: a do meio. Interação com o ambiente.
- Há a vertente Patológica: modificações que se passam no organismo vivo.
Período pré-patogênese (primeira fase da história natural da doença): . Ruptura do equilíbrio provocado devido a diversos fatores como: econômicos; biológicos (bactérias, helmintos, vírus); ecológico (ações de humanos ou ações naturais); psicossociais (carência, desemprego); genéticos; culturais; econômicos (desnutrição, parasitoses intestinais). O indivíduo está exposto as doenças.
Período de patogênese: . Há a evolução do processo de saúde-doença no interior do indivíduo. Perturbações em nível celular – perturbações na forma e função – defeitos permanentes – conicidade – cura ou morte. . Níveis de evolução: - Interpretação estímulo suscetível (doença ainda em estágio não tão grave); - Alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas (doença já se implantou no organismo sem alterações perceptíveis); - Sinais e sintomas (sinais se transformam em sintomas, já é chamado estágio clínico);