Hist Ria Eclesi Stica
Seminário Teológico Nazareno
Núcleo Mossoró, RN
Professor: Pr. Cláudio Lins
Unidade I:
Encontros e Desencontros no Estudo e Origem da História da Igreja.
A. A Importância da História da Igreja
1. Definição de história da igreja.
Que é História Eclesiástica ou história da igreja? No sentido mais amplo é a história do Reino de Deus neste mundo. Então se trata da fundação e desenvolvimento desse reino. Inclui o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Portanto a história da igreja se estende da criação até o presente.
O evento central de todo esse tempo é a vinda de Jesus Cristo ao mundo como Salvador. Com Jesus Cristo, a figura central e sua vinda ao mundo como o evento central na história, é natural considerar a história da humanidade antes do seu nascimento como um período de preparação para sua vinda, e a história depois de sua morte, ressurreição e ascensão como uma história do desenvolvimento do Seu reino na terra. Portanto a história da igreja pode ser dividida no mundo pré-cristão e o mundo cristão.
Na época pré-cristã o povo de Deus é designado com duas palavras: “edhah” e “kahal,” ambos com o sentido de “assembléia”. No mundo cristão o corpo de crentes é referido como “ecclesia” ou “kyriakon”. A palavra “ecclesia” é uma palavra grega que significa “os chamados para fora” ou simplesmente “assembléia”. O termo “kyriakon” é de uma palavra grega que significa “do Senhor” e pode se referir a uma de duas coisas: (1) o “corpo” do Senhor, ou seja, a congregação de crentes; (2) a “casa do Senhor", ou seja, o prédio sagrado. A palavra “cristão” foi criada em Antioquia da Síria ao redor do ano 40 d.C.
Agora o termo “história eclesiástica” refere-se a essa segunda etapa onde o povo de Deus é identificado como ecclesia. História Eclesiástica então, é sinônimo com o termo História da Igreja Cristã. A história antes de Cristo normalmente se trata com outro termo. Portanto a seguinte matéria