Hist Ria Dos Surdos E Sua Cultura
Na antiguidade, crianças que nasciam diferentes, como cegos, surdos e mudos, ou alguma deficiência física, eles sacrificavam ou jogavam em mares, pois para eles eram seres incompetentes. Aristóteles afirmou a ideia de que a surdez comprometia a inteligência e que a audição e a fala oral eram indispensáveis a compreensão das ideias. Mas Sócrates manifestou-se com outro pensamento como transmitir o que desejássemos dizer com as mãos, a cabeça e outras partes do corpo. E assim com o tempo, foram criadas as instituições e os métodos de ensino aos surdos, e cada vez mais se aperfeiçoando, ate os dias de hoje.
Depois de muitas lutas, e o sofrimento do passado, hoje em dia a língua de sinais é reconhecida, apesar de muitas pessoas os julgarem de ¨deficientes¨, ganharam seu espaço no mundo. Nos dias atuais, a língua de sinais é obrigatória nas redes escolar e em licenciaturas, eles também tendo seu mercado de trabalho e seu espaço no mundo. A marca da cultura surda é a língua de sinais é portanto sua manifestação mais importante, pois não existe cultura sem língua, pois temos varias e diferentes culturas e pessoas também. Não temos culturas melhor que a outra temos culturas diferentes, como qualquer pessoa eles tem sua cultura, literatura surda, arte surda e vários tipos de manifestações culturais, tendo suas obras de arte, teatros, e com tudo a língua de sinais é primordial.
A comunidade surda é um espaço onde eles se comunicam só com a língua de sinais ela esta ali presente em todos os momentos, ali um intende o outro sem qualquer interferência, ou desentendimento, onde todos tem o mesmo valor social e ninguém e menos que ninguém.