Hist Ria Do Z Carioca
No início da década de 1940 em plena Segunda Guerra Mundial e no contexto da política de boa vizinhança dos Estados Unidos, política externa que consistia em uma aproximação cultural, econômica e diplomática com os países da América do Sul para obter o seu apoio no conflito, Walt Disney, em uma visita ao país, criou o famoso personagem Zé Carioca (Figura 3), com a participação, nunca creditada, de artistas brasileiros como J.Carlos e Luiz Sá (Castro, 2012). Inspirado em inúmeros estereótipos brasileiros e, mais particularmente,no carioca – morador da cidade do Rio de Janeiro -, destacava aspectos como a malandragem e a preguiça. O personagem foi concebido para contracenar com o Pato Donaldna animação Alô Amigos (Saludos Amigos, 1942), lançado em 1942. O sucesso foi expressivo, tanto que Disney resolveu aproveitar o personagem em um outro longa-metragem de animação. Conhecido no Brasil com o título de Você já foi à Bahia (The Three Caballeros, 1944), o filme retrata, em uma de suas sequências, uma viagem do Pato Donald ao estado da Bahia, no Brasil, no qual é ciceroneado pelo Zé Carioca.
O sucesso do personagem no Brasil se deu em particular nas histórias em quadrinhos. A partir de 1961, a editora Abril, responsável pela publicação dos quadrinhos Disney no Brasil desde 1950, lançou a revista Zé Carioca, de periodicidade mensal, dividindo a numeração da revista OPato Donald – a partir do n. 479 da revista, o Zé Carioca ocuparia os números ímpares, enquanto o pato continuaria com as revistas de numeração par -, contendo histórias em quadrinhos protagonizadas por Zé Carioca (Vergueiro, 2011).
A revista Zé Carioca foi bem sucedida e continua a ser publicada até hoje. Na década de 1970, a editora Abril constituiu uma equipe de desenhistas e roteiristas para elaborar histórias do personagem. Essa equipe – com destaque para o roteirista e desenhista gaúcho Renato Canini – foi responsável por mudanças significativas no