Hist Ria Do Servi O Social Na Am Rica Latina
CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. Tradução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
2 CREDENCIAIS DO AUTOR
Mestre em Ciências Sociais, Manuel Manrique trabalhou por seis anos no CELATS (Centro Latino-americano de Trabalho Social), coordenou publicações e reformulou a Revista Acción Crítica.
No período em que permaneceu no CELATS, além de publicar o livro De Apóstoles a Agentes de Cambio, editado em português pela Cortez Editora com o titulo História do Serviço Social na América Latina, foi co-autor de Pobreza Urbana y Políticas de Vivienda (o serviço social na problemática habitacional) e Evaluación de Proyetos Sociales. Ao lado de Alejandrino Maguiña, coordenou o livro Problema Urbano y Trabajo Social, resultado de um seminário latino-americano sobre o tema.
Traduziu para o espanhol o livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Marilda Vilela e Raul de Carvalho.
Posteriormente esteve no México, onde dirigiu a Agência Latino- americana de Serviços Especiais de Informação (ALASEI), uma agência de noticias nascida como expressão do debate sobre A Nova Ordem Informativa. No México, iniciou atividades no UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e atualmente é Coordenador dos Programas do UNICEF no Brasil.
3 BREVE SÍNTESE DA OBRA
O livro trata do surgimento em todo o seu contexto histórico do Serviço Social dentro da América Latina. É dividido em IV capítulos que abordam respectivamente, as reflexões acerca do estudo do tema; o papel da igreja católica no serviço social em meio a sua iniciação; o surgimento das primeiras escolas e as relações sociais e políticas que implicaram esse momento e a influência norte americana no processo de desenvolvimento do tema.
O capítulo 1 fala sobre o Serviço Social profissional na América Latina, que nasceu em 1925 em Santiago no Chile, quando se cria a primeira escola num País do continente, dando origem ao