Hist ria do Servi o Social na Am rica Latina
TRABALHO
HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA
PROFESSORA. M. Fatima Cardoso
Disciplina; Fundamentos Históricos e metodológicos bases sociais.
São Paulo 2014
História do serviço social na América Latina
As assistentes sociais surgiram, no Chile em 1925 a profissão, Alejandro Del Rio que fundou as primeiras instituições.
Elas mostravam seus trabalhos nas instituições por amor e gostavam de praticar o bem, com a influencia de pensamento e proposta do DR Alejandro Del Rio, medico organizador no serviço social e também com projetos de classes, conferia o serviço com potencial sendo que na profissão tinha seus riscos.
A igreja católica colaborava pelo surgimento do serviço social e também tinha muita força e poder sobre o serviço e na politica.
Nas fabricas de renda as crianças começam a trabalha muito cedo para seu próprio sustento já eram exploradas suas cargas de horas eram de onze horas, essas crianças eram mal tratadas e situação precárias a fabrica de renda era sua única forma de sustento para os capitalistas.
O fato que sempre haverá desigualdade nas relações a sociedade e dividida esta e a realidade de classes, as duas se unem pois sem trabalho não gera capital.
A força crista intervindo ao proletariado para não prejudica o capital, os operários trabalhando muito e sendo explorados não podendo negar suas participações no trabalho.
A igreja não queria que os pobres fossem tratados como escravos, mas tinham que trabalha para ganha seu salario, fazer caridade aos pobres e os ricos fazendo o bem adquiria amizade e também amor fraterno, o estado defendia a religião e juntos assumia e tinha um poder muito forte com as classes sociais e juntos encontrando uma solução, e dando suporte para educação
Os assistentes sociais tinham a consciência dos seguimentos na religião e politica a igreja católica proporcionava trabalhos técnicos no centro de formação faziam trabalhos