Hist ria do hospital
Celso Peçanha percebeu a necessidade da construção do hospital para os rio-bonitenses e também enxergou longe, sendo uma das principais intenções dessa construção, alavancar o progresso de Rio Bonito, pois, pessoas de outras cidades da região viriam para cá, uma vez que o hospital mais próximo ficava em Niterói.
Depois de anunciar a intenção, de formar uma comissão e criar o estatuto, surgiu a oportunidade em 1944, de comprar o terreno onde hoje está localizado o hospital, na Rua João Carmo, nº110, no Centro. Para conseguir pagar as prestações do terreno, Celso Peçanha teve uma ideia e a colocou em prática com sucesso.
Como o terreno era muito grande, ele loteou, vendeu os imóveis que ali existiam, e com o dinheiro das vendas quitou a compra do terreno. Com o terreno pago iniciou-se a captação de recursos para a construção, que só começou em junho de 1949, seis anos após a fundação e com verbas do governo Estadual e Federal.
Em 1953, o então prefeito Francisco Alves de Mendonça, passa através de ofício, a responsabilidade da construção, para a Sociedade Beneficente. Neste período o hospital já estava no esqueleto, com algumas alas construídas e parte da verba ainda poderia ser usada por algum tempo, mas, em 1957 as obras foram interrompidas por falta de recursos.
Não se sabe ao certo por quanto tempo a obra ficou paralisada, em seguida a esse período, com nova ajuda da Prefeitura de Rio Bonito, das prefeituras de outros municípios da região e da população rio-bonitense, a construção foi retomada.
Em 1961, Edmundo Campello Costa assumiu a presidência da Sociedade Beneficente, e o governo do Estado liberou uma grande verba para o término da obra. No ano seguinte, no dia 7 de maio, o já governador Celso Peçanha, inaugurou o Darcy Vargas, com a presença do arcebispo de Niterói, Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior e centenas de