Hist ria do Brinquedo PIAO
Unidade: Guaíba
Curso: Psicologia
Disciplina: Intervenção em Grupos
Professor: Luís Feliz Bastos Duarte
HISTÓRIA DO BRINQUEDO - PIÃO.
Cristiane Canoff
Débora Branco
Fernando Lucena
Juliana Becker
Renan Santos
Guaíba, Março de 2015
1 HISTÓRIA DO BRINQUEDO
A historia do brinquedo é tão antiga quanto a história do homem. Muitos brinquedos que temos hoje nasceram das grandes civilizações antigas e boa parte deles permaneceu praticamente inalterada ao longo dos anos. Do Egito, herdamos o jogo da velha e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cataventos e a pipas. Da Grécia e de Roma, pernas de pau e marionetes. A viagem pela história dos brinquedos nos permite percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações sociais.
Uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.
2 HISTÓRIA DO BRINQUEDO – NO BRASIL
Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração, e que possuem várias origens e participam de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.
Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas em uma espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.
De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer as paredes de cada bloco.
Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazidas pelos