HIST RIA DAS POL TICAS FEMINISTAS DE ABORTO
1576 palavras
7 páginas
Com relação à história do feminismo brasileiro além da bibliografia ser limitada só se costuma nos primórdios abordar os anos de 1930 e a luta pelo voto, educação, divórcio e outros direitos de cidadania, ou os anos de 1970 com a revolução sexual e as conquistas mais recentes. Apesar da história do feminismo nacional ter início nas primeiras décadas do século XIX.Atualmente o "feminismo" poderia ser compreendido em um sentido amplo, como todo gesto ou ação que resulte em protesto contra a opressão e a discriminação da mulher, ou que exija a ampliação de seus direitos civis e políticos, seja por iniciativa individual, seja de grupo.
No período da revolução sexual, anos setenta se tem no âmbito internacional o momento da onda mais vivaz, a que foi capaz de alterar radicalmente os costumes e tornar as reivindicações mais ousadas. Encontros e congressos de mulheres se sucedem, assim como dezenas de organizações, muitas nem tão feministas, mas todas reivindicando o mesmo objetivo, no campo político, as mulheres começam a ocupar espaço nos partidos e eleições, na década de 1980, grupos feministas lutaram para garantir avanços na Constituição Federal, tais como a desejada igualdade de todos brasileiros perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
Em 1972 ocorrem eventos que apontam para a história e as contradições do feminismo no Brasil: o congresso promovido pelo Conselho Nacional da Mulher, liderado pela advogada Romy Medeiros, e as primeiras reuniões de grupos de mulheres em São Paulo e no Rio de Janeiro, de caráter quase privado pouco difundido, o que seria uma marca do novo feminismo no Brasil.
No término da década de 1970 e ao longo dos anos de 1980, houve movimentos acadêmicos feministas de estudos sobre a mulher (É desta época a criação do Grupo de Trabalho sobre Estudos da Mulher da Anpocs, NEM – Núcleo de Estudos sobre a Mulher, da PUC-RJ; do Neim – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, na UFBA; Nemge – Núcleo de Estudos da Mulher e