HIST RIA DA SOCIOLOGIA
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
O termo Sociologia foi criado por Auguste
Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a
Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile
Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
A Sociologia surge no século XIX como forma de entender esses problemas e explicá-los. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da
Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originada pelo Iluminismo.
Positivista-Funcionalista
Sociologia compreensiva
Linha de explicação sociológica dialética
Ela representou o triunfo da indústria capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
Neste momento, instala-se a sociedade capitalista, que dividia a sociedade em:
Burgueses, donos dos meios de produção, e
Proletariados, possuidores apenas de sua força de trabalho.
A desaparição dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a oposição de prolongadas horas de trabalho, etc., tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos aos modificar radicalmente suas formas tradicionais de vida.
Não demorou para que as manifestações de revolta dos trabalhadores iniciassem.
Máquinas foram