Hist Ria Da Psicologia Hospitalar 1 2012
CURSO:PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA HOSPITALAR
PERÍODO: 7º
PROFESSOR: CINARA IOP VIANA
1/2012
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA HOSPITALAR
A história da Psicologia Hospitalar remonta a 1818, quando, no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional que incluía o psicólogo. Nesse mesmo hospital foi fundado, em 1904, um laboratório de psicologia onde foram desenvolvidas pesquisas pioneiras sobre a Psicologia Hospitalar.
No Brasil, os primeiros serviços de Higiene Mental foram fundados na década de 30, como propostas alternativas à internação psiquiátrica, e o psicólogo inaugura, junto à Psiquiatria, seu exercício profissional na instituição de saúde. Os relatos de inserção do psicólogo em hospitais começam na década de 50, com Matilde Neder instalando um Serviço de Psicologia Hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Em 1954, Matilde Neder dá início à Psicologia Hospitalar no Brasil desenvolvendo uma atividade na então Clínica de Ortopédica e Traumatológica da Universidade de São Paulo (USP), hoje Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ela foi convidada para acompanhar psicologicamente os pacientes submetidos à cirurgia de coluna. O trabalho consistia em preparar pacientes para a intervenção cirúrgica bem como para a recuperação pós-cirurgica.
Matilde Neder, ao ser convidada para o trabalho, procurou fazer uma adaptação técnica de seu instrumental teórico, acoplando-o à realidade institucional. Houve então a criação de modelos teóricos de atendimentos que visavam agilizar esses atendimentos afim de torná-los adequados à realidade hospitalar.
Em 1957, Matilde Neder se transfere para o Instituto Nacional de Reabilitação da USP, hoje divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP.
Na década de 70, Bellkiss Wilma Romano Lamosa é convidada para implantação do