Hist Est Arte Renascimento Topicos 2
Estes tópicos servem apenas como guia para seus estudos. Este conteúdo guia não deve ser considerado como conteúdo completo.
Renascimento (ou Renascença)
Período: entre 1.400 d.C. e 1.600 d.C. que intensificou a produção artística e científica na Europa;
O historiador francês Michelet (1798-1874) definiu pela primeira vez o termo “Renascimento” ao reportar-se a esta época da história européia. Pouco tempo depois, Jacob Burckhardt (1818-1897) publicou A Civilização do Renascimento Italiano (1860), conferindo ao vocábulo "foros de cidade" nos meios científicos. Denomina o Renascimento como um movimento cultural que estabeleceu a transição do mundo medieval para o moderno, definindo os seus aspectos fundamentais.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo Gênova, Veneza e Florença, passam a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes começam a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos;
O espírito renascentista expressou-se desde cedo no Humanismo, movimento intelectual que teve início e alcançou seu apogeu na Itália. A intenção do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a plena confiança em suas possibilidades, condições que lhe haviam sido proibidas durante a época medieval;
Foram aperfeiçoados inventos orientais como a pólvora e a bússola, que permitiu os grandes descobrimentos geográficos; foi inventada a Imprensa, desenvolveu-se a cartografia, houve avanço na arte da navegação, despertou-se o espírito dinâmico e curioso do homem moderno para os grandes descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, nos quais espanhóis e portugueses tiveram papel preponderante.