Hist da Igreja Antiga
1187608
HISTORIA DA IGREJA ANTIGA, MEDIEVAL E PATROLOGIA
JOINVILLE
2015
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir: 1) Jesus Cristo, em sua pregação, destaca a natureza comunitária de sua mensagem, isto é, a anunciação “a todas as gentes”. O que significa esse desejo de reunir o “povo de Deus”?
Quando iniciou seu movimento na Palestina, Jesus reuniu apóstolos e discípulos, formou uma comunidade e, paulatinamente, foram estruturadas regras de convivência específicas às quais o grupo formado, assim como o que normalmente acontece com qualquer grupamento social, deveria se submeter. A partir da sua Ascenção tudo ficou a cargo dos apóstolos e mais especificamente a partir do dia de Pentecostes, Pedro estava à frente dessa nova comunidade. Após a morte de Cristo, seus discípulos passaram a ser chamados cristãos e, reunidos em pequenas comunidades, procuraram manter viva a lembrança de seus ensinamentos, embora participando ainda da tradição religiosa judaica.
O evento mais importante desse período foi a primeira assembleia cristã, conhecida como Concílio de Jerusalém, da qual emergiram duas perspectivas pastorais bem definidas. De um lado, sob a liderança do apóstolo Tiago estavam os que pretendiam dar destaque à raiz judaica da nova fé; do outro, os seguidores de Paulo, que desejavam uma abertura imediata da mensagem cristã para o mundo cultural greco-romano.
“Congregaram-se, pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé...” (At 15,6-29)
A decisão conciliar optou por uma abertura