Hipóteses da escrita
1.0.1 Hipótese Pré- silábica:
Nível 1 Aqui a criança não faz distinção entre icônico (relativo a desenho) e não icônico (que não é desenho).
Escrever e desenhar tem o mesmo significado, a criança ainda não relaciona a escrita com a fala nem diferencia letras de números reproduz traços de forma desordenada, supõe que a palavra representa o objeto e não seu nome Usa as letras no nome para escrever tudo, não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras, leitura global sempre deslizando o dedo. Coisas grandes têm nomes grandes e coisas pequenas nomes pequenos.
Ex:₰ⱷ꜠꜡ = elefante ∩₪∞ = calendário ~~~~~~~~>____= Formiga 1.0.2 Silábico Alfabético: sem valor sonoro Compreende que a escrita representa sons da fala, Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas, Reconhece o som das letras, pode dar ênfase a escrita de som só das vogais ou só consoantes. cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não em correspondência com o som convencional daquela sílaba.
ABBIDE = BRUNO HREZWNC= Pirulito LBUTNWOR = A BALA É GOSTOSA
São 3 fases na silábica:
1.0.3 Silábica sem valor sonoro na vogal: cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela vogal. A leitura é silabada
1.0.4Silábica com valor sonoro no consoante: cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela consoante.
1.0.5Silábica com valor sonoro nas vogais e consoantes: cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada ora pela vogal e ora pela consoante.
Exemplos:
V i