Hipófise Anterior
TSH, ACTH, GH, FSH, LH, LTH
GH – Glândula de ação sistemática (age no organismo de um modo geral). O hormônio do crescimento age no metabolismo aumentando o anabolismo (síntese) proteico e mobilizando carboidratos e gorduras (fígado, por exemplo, transformando glicogênio em glicose). Desse modo o Gh promove o aumento da massa corporal, pois ativa a formação dos músculos. Paralelamente a esta ação nos músculos, o Gh atua no crescimento dos ossos.
O crescimento é um fenômeno complexo influenciado não só pelo o Gh , mas tbm pelo Hormônio da Tireoide (TSH). Doenças podem impedir o crescimento, porque aumentam o catabolismo proteico.
Alguns tumores que atingem principalmente as células que fabricam o Gh fazem com que este hormônio seja fabricado em grandes quantidades, que na criança pode levar ao Gigantismo e na adulta Acromegalia. Nas crianças ocorre o Gigantismo, pois as epífises dos ossos longos não estão soldadas e assim eles podem crescer mais que o normal. Outros sintomas aparecem pela compressão produzida pelo tumor dentro da sela túrcica, aumentando o tamanho desta e comprimindo o nervo óptico com sintomas visuais e cefaleia.
Neuro hipófise - Não produz os hormônios que armazena.
Vasopressina hormônio anto-diurético ADH
Este hormônio é liberado na corrente sanguínea e age principalmente nos túbulos renais, impedindo que os rins percam água através da urina.
Vasopressina hormônio anto-diurético ADH - Retenção de água pelos rins, a vasopressina, frequentemente, é chamada de hormônio antidiurético. Quando ela é secretada, aumenta a permeabilidade dos tubos coletores renais. A urina torna-se concentrada e o seu volume diminui. Na ausência da Vasopressina, o volume urinário aumenta, pois a urina torna-se hipotônica em relação ao plasma e há uma perda final de água.
Um individuo em dia de calor. Começa a sua muito e como tem pouco acesso a água, começa a se desidratar. O nosso organismo é muito sensível a