HIPOTIREOIDISMO
SEMINÁRIO TEMÁTICO III
HIPOTIREOIDISMO
São Luís
2013
1
KERLY COSTA
SEMINÁRIO TEMÁTICO III
HIPOTIREOIDISMO
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial na disciplina Seminário Temático III do
Curso de Enfermagem da Faculdade Santa
Terezinha- CEST, para a avaliação da banca examinadora. Orientadora: Prof. Ms. Sara Serra
São Luís
2013
2
AGRADECIMENTOS
À Deus, por nos dá força e sabedoria em nossa caminhada.
Às nossas famílias e amigos, por sempre nos apoiarem na busca dos nossos sonhos e por estarem ao nosso lado, quando precisamos.
À coordenadora deste trabalho, Prof° Sara Mendes, por nos incentivar e orientar em nossas pesquisas, contribuindo para que a realização deste trabalho fosse possível. Deixamos aqui o nosso sincero agradecimento.
3
RESUMO
O Hipotireoidismo é causado pela baixa quantidade dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. A sua principal causa é a tireoidite de Hashimoto, na qual produz anticorpos para destruir a tireoide, ou seja, doença autoimune. Em 95 % dos casos, são problemas da própria tireoide, e 5% da hipófise, por não produzir o TSH
(hormônio tireotrófico), que age na tireoide estimulando a produção de tiroxina (T4).
Esta doença é mais comum em mulheres, embora possa ocorrer em qualquer faixa etária, ela se torna mais frequente em pessoas com idade avançada. Seu diagnóstico é feito pela medida do TSH e da tiroxina-livre. Em adultos alguns sintomas são pele seca, amarelada e atrófica, pouca sudorese, queda dos cabelos e pêlos, dentre outros. O hipotireoidismo não tem cura, seu tratamento é contínuo e a base de reposição de hormônios, sendo necessário o acompanhamento no mínimo anualmente, para a verificação das doses de hormônios.
Palavras-chave: Hipotireoidismo. TSH. Hipófise. Hormônio.
4
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 6
2.