hipotese sobre a exitinção dos dinossauros
354 palavras
2 páginas
Hipótese sobre a extinção dos dinossauros1 Introdução
Este trabalho vai ser baseado em informações encontradas no livro mas também na internet, a teoria que vou defender é a de que a terra foi atingida por um corpo vindo do espaço, que acabou com quase toda a vida há cerca de 65 milhões de anos. Dentro das teorias que tentam explicar a extinção em massa de criaturas como os dinossauros, encontram-se sobretudo 2 tipos.
As geológicas- dizem que mudanças na terra causaram o fim dos dinossauros. Como: extrema atividade vulcânica, a separação dos continentes…
As cosmológicas- tentam explicar que foi devido a coisas vindas do espaço, como: embate com um asteroide, chuvas de meteoritos…
2 Onde embateu
Com o embate de algo tão grande a cratera ficaria, com certeza até hoje na superfície do nosso planeta e é exatamente isso que se verifica. Com um diâmetro de 190 km na área do golfo do México em Chicxulub é visível uma cratera que pode ter sido o local de impacto.
3 Evidências
Uma das maiores evidências de um embate é que são encontrados em vários continentes estratos de irídio um mineral muito raro na superfície terrestre mas que é muito comum encontrar-se em meteoritos e asteroides, esta cada camada tem 0.5 cm e é sempre datada com 65 milhões de anos.
4 Impacto
O simples impacto com um corpo vindo do espaço pode não parecer suficiente para causar uma extinção em massa, mas as espécies que não foram atingidas diretamente seriam muito fortemente afetadas por ondas sísmicas e pela força gerada pelo impacto. E mesmo os seres que não morressem com o impacto nem com a energia libertada, foram ainda libertadas poeiras que taparam a luz do sol durante anos matando todas as espécies que necessitam de fazer fotossíntese e que são, como se sabe, a base das cadeias alimentares. Sem a base das cadeias alimentares morreriam os animais herbívoros e consequentemente os animais carnívoros. Os únicos que é mais provável terem sobrevivido são os animais necrófagos, que mesmo