HIPOTESE HETEROTR FICA E AUTOTR FICA
2208 palavras
9 páginas
HIPOTESE HETEROTRÓFICAUma outra questão que muito intriga os cientistas é saber do que os seres vivos mais primitivos se alimentavam.
Sabe-se que atualmente os seres vivos podem ser divididos em dois grupos de acordo com o modo como obtêm seu próprio alimento:
- Autótrofos: (do grego, autós = próprio, trophos = alimento) são organismos que produzem seu próprio alimento utilizando energia e material inorgânico do ambiente.
- Heterótrofos: (do grego, hetero = diferente, trophos = alimento) são organismos que não conseguem fabricar seu próprio alimento e precisam retirar do ambiente sua fonte de alimentação.
Até pouco tempo atrás, os cientistas acreditavam que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
A teoria é defendida com o argumento de que os heterótrofos possuem uma maquinaria mais simples, sem a capacidade de produzir seu próprio alimento. A energia era retirada dos alimentos que eles consumiam através de um processo simples, semelhante à fermentação.
Na fermentação, a energia é produzida através da quebra de moléculas orgânicas do alimento, gerando compostos mais simples.
Ainda segundo essa teoria, com o passar dos anos o alimento disponível ficou escasso e algumas linhagens de seres vivos evoluíram, adquirindo a capacidade de fabricar seu próprio alimento, constituindo assim, a primeira linhagem de seres autotróficos, que provavelmente utilizavam a luz como fonte de energia para a produção de seu alimento.
Hipótese heterotrófica
Segunda essa hipótese, os primeiros organismos eram estruturalmente muito simples, sendo de se supor que as reações químicas em suas células também eram simples. Eles viviam em um ambiente aquático, rico em substâncias nutritivas, mas provavelmente não havia oxigênio na atmosfera, nem dissolvido na água dos mares. Nessas condições, é possível supor que, tendo alimento abundante ao seu redor, esses primeiros seres teriam utilizado esse alimento já prono como fonte de energia e matéria-prima. Eles seriam, portanto,