Hipotensores e hipertensores
MÓDULO DE APOIO
TÉCNIDO EM ENFERMAGEM
HIPOTENSORES E HIPERTENSORES
ALINE CAROLINE RHEINHEIMER
CLAUDIA CRISTINA CANTON DALMORA
ELAINE BERNARDI PILATTI
MORGANA NESI
Concórdia – SC
2015
1.0 INTRODUÇÃO
1.1 HIPERTENSÃO (Pressão Alta)
É uma doença comum que pode acometer tanto crianças, adultos e idosos. É caracterizada pela pressão acima de 140X90mmHg (milímetros de mercúrio) quando medida em repouso e confirmada pelo controle diário. Podem ocorrer elevações ocasionais devido a pratica de exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.
A Pressão arterial é a força com o qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Ela pode sofrer influência pela variação do volume de sangue ou viscosidade do mesmo, da freqüência cardíaca e da elasticidade dos vasos.
É um distúrbio comum que se não tratado de modo efetivo, pode resultar em aumento da probabilidade de trombose, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal.
Em 90% dos casos, a hipertensão é hereditária, já na minoria pode ser causada por doenças relacionadas como distúrbios da tireóide ou glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal.
Existem vários outros fatores que podem desencadear pressão alta em um individuo:
Fumo;
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
Obesidade;
Estresse;
Consumo exagera de sal;
Nível de colesterol elevado;
Diabetes;
Sono inadequado;
Falta de atividades físicas;
Além desses fatores de risco, a incidência de hipertensão aumenta após os 50 anos, devido ao envelhecimento, calcificação e perda da capacidade de dilatar das nossas artérias.
1.2 PARA QUE SERVEM OS HIPOTENSORES E OS HIPERTENSORES
Hipotensão arterial (pressão baixa) significa que a pressão está mais baixa do que o esperado. Entre a sua maioria a pressão baixa não causa problemas ou sintomas. Em algumas pessoas a pressão