Hipoglicemia
1- INTRODUÇÃO
Hiperglicemia é a elevação da taxa de glicose no sangue. A hiperglicemia é um dos fatores mais importantes para o aparecimento e progressão das complicações vasculares do DM. A elevação persistente nas concentrações da glicose provoca mudanças na estrutura e na função de proteínas plasmáticas e tissulares, com efeitos indesejáveis sobre a saúde do portador de diabetes. “Evidências experimentais e clínicas demonstram que os distúrbios metabólicos, principalmente a hiperglicemia, estejam estritamente relacionados com as complicações do DM. A hiperglicemia causa danos, disfunções e até falência de vários órgãos, envolvendo severas alterações na micro e na macro vasculatura. O aumento da glicose intracelular é o principal determinante do dano tecidual causado pelo diabetes. Em alguns casos, a restauração da normoglicêmica reverte os danos celulares. Em outros, no entanto, estes danos são irreversíveis, o que torna o controle glicêmico um parâmetro fisiológico de essencial importância, para evitar as sérias complicações crônicas do DM” (SILVA, N. R, et al, 2008).
A hiperglicemia é um dos fatores mais importantes para o aparecimento e progressão das complicações vasculares do DM. O diabetes engloba um grupo heterogêneo de afecções que tem em comum a hiperglicemia resultante no defeito da secreção ou na ação da insulina.
A Sociedade Brasileira de Diabetes considera que valores acima de 126 mg em jejum são suspeitos de diabetes. Valores acima de 200 mg em qualquer ocasião fazem o diagnóstico.
2 JUSTIFICATIVA Por ser considerada uma das grandes epidemias mundiais com números de casos consideravelmente crescente no decorrer dos anos, é necessário dar enfoque a esta patologia silenciosa, mas muitas das vezes com consequências irreversíveis.
3 OBJETIVO Levantar estudos sobre a presente doença, visando prestar assistência à população seja na prevenção a cuidados de qualidade na fase de adoecimento.