Hiperventilação em vôo
Conceito
A hiperventilação é o aumento anormal do volume de ar inspirado pelos pulmões. Pode ocorrer subitamente, quando surgir uma situação estressante durante o voo. Como a hiperventilação expulsa o excesso de dióxido de carbono do corpo, a pessoa pode experimentar sensação de delírio, sufocação, sonolência, formigamento das extremidades e frio, reagindo de uma forma que provocará maior hiperventilação. As reações podem, eventualmente, resultar em uma descoordenação, desorientação e espasmos musculares, podendo até provocar o estado de inconsciência.
Os sintomas de hiperventilação cessam poucos minutos depois que o ritmo da respiração voltar a ser controlado conscientemente. A formação do dióxido de carbono no corpo pode ser acelerada se a pessoa inspirar e expirar controladamente dentro de um saco de papel colocado sobre a boca e nariz. Os primeiros sintomas da hiperventilação e da hipóxia são semelhantes. Podem correr simultaneamente.
Causa
A causa mais comum da hiperventilação é a ansiedade, mas exercícios físicos, febres e doenças respiratórias também costumam levar a esse estado. A hiperventilação pode estar associada a ataque de pânico, histeria e outros transtornos de ansiedade.
Sintoma
Os sintomas mais comuns da hiperventilação são: sensação de estar flutuando, tontura, vertigem, dor no peito, parestesias (formigamento ou adormecimento) em vários locais do corpo, como a ponta dos dedos em volta da boca, taquicardia, palpitações, visão borrada, sensação de falta de ar, disfagia, náuseas, dor abdominal, distensão abdominal, dores musculares, tremores, tetania, ansiedade, medo, fadiga, exaustão, sonolência, fraqueza.
Prevenção
Evitar situações que produzem ansiedade.
Reduzir o stress na sua vida diária (aprender técnicas de relaxamento, meditação,