hipertrofia
Me indica um suplemento garantido para promover ganho de massa !!?? Essa é a pergunta que eu mais escuto.
Ao contrário do imaginário popular, a melhor maneira de fazer os músculos crescerem não é ingerir grandes quantidades de proteínas, seja em forma de suplementos proteicos ou mesmo quilos e quilos de filé de frango todos os dias. O excesso de proteínas é convertido em carboidrato para a produção de energia e depois em gordura, para ser armazenada. E esse é o principal problema do carboidrato: não saber usá-lo e acabar engordando.
O modo correto de promover o crescimento muscular é elevar a exigência de esforço ao qual os seus músculos são submetidos regularmente. Se exercitando adequadamente os músculos vão assimilar os nutrientes que necessitam para crescer. Portanto quanto maior o trabalho físico feito, maior o crescimento induzido. E para fazer os músculos trabalharem no seu potencial máximo, o combustível correto deve ser fornecido: Leia-se CARBOIDRATO.
As células musculares funcionam pela queima de um composto altamente energético, o ATP. Elas produzem ATP combinando oxigênio com nutrientes que retiram dos alimentos, principalmente dos CARBOIDRATOS. Outras vias de exceção são possíveis, mas as células musculares preferem queimar carboidratos, armazenar gordura e utilizar a proteína para crescimento e reparação de danos.
Vamos recordar rapidamente a biologia do segundo grau. Se isso for muito chato e técnico pra você, pule 4 parágrafos e continue a leitura a partir da seta =>.
As células geram ATP por 3 sistemas de energia: fosfogênico, glicolítico e oxidativo.
O sistema fosfogênico fabrica ATP fornecendo um composto chamado creatina-fosfato. Durante exercícios intensos e de curta duração, como o levantamento de peso, os músculos esgotam o oxigênio disponível rapidamente. Nessa altura a creatina-fosfato fornece energia por mais alguns segundos de trabalho auxiliando a geração de ATP. Qualquer