Hipertenção arterial
Investigação Cientifica
Várzea Grande 05/2013
Hipertenção Arterial Investigação Cientifica
Trabalho apresentado ao centro Universitário –
UNIVAG como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Investigação Cientifica no curso de Nutrição, sob a orientação do Profº.
Eliane.
Várzea Grande 05/2013
Introdução
Hipertensão Arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
Hipertensão primária é aquela que surge sem causa esclarecida, enquanto a hipertensão secundaria é aquela que ocorre devido a uma doença identificavel, como insuficiência respiratória renal entre outros.
Não se sabe exatamente porque a hipertensão primaria surge, mas sabe-se que ela é de hábitos de vida. Sabe-se que entre os mecanismos responsáveis pela elevação da pressão arterial na hipertensão primaria estão um aumento de absorção de sal pelos rins.
Arquivos Brasileiros de Cardiologia
Print version ISSN 0066-782X
Arq. Bras. Cardiol. vol.99 no.1 São Paulo July 2012 http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012001000002 ARTIGO ESPECIAL I posicionamento brasileiro sobre hipertensão arterial resistente
Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia pelos autores
Correspondência
Definição
A Hipertensão Arterial Resistente (HAR) é definida