hipertenção arterial
Introdução
O coração é responsável pelo sangue que circula por todo o nosso corpo.
A força com que esse órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelos vasos, se não controlada pode causar problemas cardíacos, cerebrais e renais.
Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg, ou 14 por 9.
A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg).
Definição A hipertensão arterial é caracterizada ao aumento da pressão sanguínea.
Dados representativos
Patogenia As artérias ficam apertadas e dificulta a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombea-los.
Etiologia
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas pode surgir devido a outros fatores como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.
Tratamento
O tratamento é realizado através de medicamentos terapêuticos dietas alimentares e atividades físicas e os tratamentos não farmacológicos em alguns pacientes é feita uma vigorosa restrição de sódio perda de peso antes do tratamento farmacológico ou como método auxiliar.
Farmacologia
Sedativos e tranquilizantes - diminuem a ansiedade e a reação a outros estímulos;
Diuréticos – favorecem a eliminação de sódio e água acumulados reduzindo a pressão arterial.
Vasodilatadores – produzem um aumento no calibre das artérias reduzindo a pressão arterial
Anti-hipertensivos – bloqueiam a ação da diminuição do