hipertensão
Tema: atividades físicas para Hipertensos
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
A hipertensão arterial é uma doença cada vez mais frequente entre nós, atingindo mais de um terço da população adulta e cujo risco de aparecimento aumenta com a idade. Em geral tem um caráter genético, mas sua instalação é fortemente influenciada pelo estresse da vida cotidiana, hábitos alimentares e estilo de vida.
É de conhecimento público que a vida moderna, especialmente nos centros urbanos, veio acompanhada de inatividade física. Assim, grande parte das atividades profissionais nos dias de hoje, mesmo aquelas domésticas, induz ao sedentarismo. Do mesmo modo, boa parte das atividades de lazer, em especial nos centros urbanos, se faz de forma sedentária. Sabemos que o sedentarismo facilita o aparecimento e aumenta a gravidade de diversas doenças, tais como hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes e obesidade, com as consequentes complicações sobre o coração, cérebro, rins, vasos sanguíneos e olhos.
Por outro lado, estudos demonstram cada vez mais que a correção da inatividade física é forte aliada, tanto para a prevenção quanto o combate das doenças cardiovasculares e em especial da hipertensão arterial. Entretanto, é importante ressaltar que a correção destes hábitos deve ser para toda a vida, incorporando-a para todos os membros de sua