Hipertensão x stress
Engenharia de Saúde e Segurança
TRABALHO DE FISIOLOGIA
Itabira
2013
TRABALHO DE FISIOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia, do 3 período do Curso de Engenharia de Saúde e Segurança, da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira.
Itabira
2013
Introdução
O assunto deste trabalho surgiu a partir de leituras realizadas durante a disciplina de Fisiologia Humana. Nessa disciplina, iniciou-se o estudo sobre sistemas orgânicos; assim, nasceu o questionamento central deste trabalho: qual a correlação da perda de homeostasia na hipertensão, ou seja, perda de equilíbrio, relacionada com o trabalho? É evidente que, subjacente a esse questionamento, existem outros, como, o que é hipertensão, quais órgãos estão comprometidos?
O objetivo da pesquisa é estudar as características da hipertensão; apontar os diversos órgãos afetados pela doença; analisar a articulação da homeostasia, hipertensão e trabalho. Hipertensão se refere à elevação da pressão arterial, força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo.
Assim, utilizou-se a pesquisa qualitativa com a leitura de textos e a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo das pesquisadoras com a situação objeto de estudo. O público alvo foi uma auxiliar de serviços gerais da Universidade Federal de Itajubá. Para isso, usou-se como instrumento a entrevista estruturada.
Agente de Desequilíbrio
A hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente, porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Dessa forma, o sistema afetado é o sistema circulatório. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a