Hipertensão Histórica
1. Coração O coração é uma bomba muito eficiente que bate normalmente de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo e isso é independente de estímulos externos. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da frequência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem a influência pessoal e ambiental.
2. Hipertensão Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas. A hipertensão ocorre quando essa tensão está aumentada nos vasos sanguíneos, danificando-os e exercendo, dessa forma, um fator de risco para acidentes cardiovasculares e outras doenças. Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios corporais, nervosismo, atividades físicas ou psíquicas estressoras, preocupações, drogas e também com alimentos, fumo, álcool e café.
2.1 Consequências
Aumento do progressivo coração, o qual pode ocasionar a falha do mesmo,
Aneurismas nos vasos sanguíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestinos,
Estreitamento dos vasos sanguíneos nos rins, o que pode causar a falha destes,
"Endurecimento" precoce de artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte da perna,
Sangramento ou ruptura de vasos sanguíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira.
3. Contexto Histórico dos