Hipertensão arterial
Maria C. C. KuschnirI; Gulnar A. S. MendonçaII
IProfessora adjunta, Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ
IIProfessora adjunta, Instituto de Medicina Social, Departamento de Epidemiologia, UERJ, Rio de Janeiro, RJ
Correspondência
RESUMO
OBJETIVO: Investigar os fatores de risco associados à hipertensão arterial primária em adolescentes.
MÉTODOS: Estudo caso–controle de base ambulatorial com adolescentes, de 12 a 20 anos incompletos, todos provenientes do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O estado nutricional foi avaliado através do índice de massa corporal. Obteve–se ainda a medida da circunferência abdominal, estatura, história familiar de hipertensão arterial, peso ao nascer e desenvolvimento puberal. A análise foi elaborada através de regressão logística não condicional.
RESULTADOS: Participaram 91 casos e 182 controles. O índice de massa corporal mostrou–se associado à hipertensão. A estatura mostrou associação positiva com hipertensão apenas em meninas. Não se evidenciou associação entre desenvolvimento puberal e peso ao nascer com hipertensão arterial na adolescência. Por outro lado, a história familiar, principalmente quando ambos os pais são hipertensos, apresentou forte associação, tanto em meninos (OR = 13,32; IC95% 2,25–78,94), como em meninas (OR = 11,35; IC95% 1,42–90,21).
CONCLUSÕES: Em nosso estudo, sobrepeso, obesidade e história familiar de hipertensão (pai e mãe hipertensos) foram os principais fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial em adolescentes.
Palavras–chave: Adolescentes, hipertensão, obesidade, fatores de risco.
Introdução
A hipertensão arterial sistêmica primária é uma doença multifatorial, na qual diferentes mecanismos estão implicados,